A história do PlayStation da Sony
Uma retrospectiva do Playstation 1, da data de lançamento dos anos 90 até 2006
Quando a Sony lançou o console PlayStation, a empresa não tinha experiência anterior com jogos de consumo - nunca havia desenvolvido um jogo, muito menos um sistema de console, mas o PlayStation acabou com um megahit que introduziu jogos em 3D para um público de massa e deu início ao vídeo revolução do jogo CD-ROM. No entanto, se não fosse por uma disputa contratual, o “Play Station” teria sido lançado pela Nintendo como um complemento do seu console Super Nintendo.
Fatos básicos
Título: Sony PlayStation (também conhecido como PlayStation One, PSOne)
Fabricante: Sony Computer Entertainment
Tipo: Console de videogame baseado em disco (5ª geração)
Data de lançamento: 1994 (Japão), 1995 (América do Norte e Europa)
História do PlayStation
Durante a primeira e a segunda geração de consoles de videogame, muitas empresas de produtos eletrônicos entraram na onda do console. Afinal, eles já construíram produtos usando as mesmas partes, então por que não entrar na nova moda dos jogos? A Magnavox lançou o primeiro console de videogame com o Magnavox Odyssey, que inspirou Pong, então a RCA lançou o RCA Studio II (um clone Pong) e até a Fairchild Semiconductor fez o Fairchild Channel F. Sony, fundado em 1946, que não lançou seu próprio sistema de videogame até meados dos anos 90, mas não foi por falta de tentativas.
O casamento da Nintendo / Sony
Após o crash do mercado de videogames em 1983, a Nintendo reconstruiu a indústria com o Nintendo Entertainment System, tornando-os rapidamente a força dominante da indústria de videogames. Ao desenvolver o Super Nintendo Entertainment System, seu segundo console baseado em cartucho, eles assinaram um contrato com a Sony para fornecer o processador de áudio do sistema - o Sony SPC700.
Como a Nintendo continuou desenvolvendo add-ons para o SNES, incluindo um modem de curta duração lançado apenas no Japão, a Sony concentrou-se em seu negócio principal de tecnologia e em 1986 desenvolveu junto com a Philips Electronics um novo tipo de CD-ROM chamado CD-ROM. XA. O novo tipo de disco permite que áudio, vídeo, gráficos e dados compactados sejam executados simultaneamente. O CD-ROM original pode conter informações de áudio, gráficas ou de dados, mas só pode executá-las independentemente. Combinando esses três elementos, os jogos poderiam usar gráficos e áudio maiores e mais avançados, que poderiam ser acessados pelos arquivos de dados em um único disco.
Com as notícias desta nova tecnologia e alavancando o relacionamento existente, a Nintendo se aproximou da Sony para começar a desenvolver um complemento de CD-ROM para o Super Nintendo, com planos de torná-lo o primeiro console baseado em disco da Nintendo. O negócio foi feito em 1988 com a Sony criando a tecnologia e a Nintendo lançando a expansão da Play Station.
Planos descarrilaram devido a uma disputa contratual que levou a Nintendo a reconsiderar o relacionamento. A Nintendo fez um acordo paralelo com a Philips Electronics para criar um add-on SNES baseado em disco diferente e cancelou seu acordo existente com a Sony. Enquanto isso foi um revés para a gigante da eletrônica, eles decidiram continuar desenvolvendo a tecnologia para criar seu próprio console.
Enquanto o acordo que a Nintendo fez com a Philips se desfez, isso não significou que a Sony tivesse ouvido o fim do gigante dos games. Uma vez que a Nintendo soube que a Sony estava usando a tecnologia desenvolvida por eles, a Nintendo tentou interromper o desenvolvimento do sistema ao processar a Sony. O caso foi encontrado em favor da Sony, que foi autorizada a continuar o desenvolvimento do sistema.
Até o lançamento do PlayStation, os jogos do console eram baseados principalmente em cartuchos e esses cartuchos eram muito caros, com longos ciclos de fabricação. Além disso, os videogames em 3D e full-motion exigiam arquivos grandes e tecnologia que, para colocá-los em um cartucho, teria custado tanto que seria impossível obter lucro.
A Sony passou anos desenvolvendo seu sistema de consoles, mas atrasou-se na criação de uma divisão interna de desenvolvimento de jogos. Enquanto eles montaram um juntos em novembro de 1993, a Sony Computer Entertainment, o sistema estava programado para ser lançado no Japão no ano seguinte, o que não foi tempo suficiente para dar ao próximo console uma lista completa de títulos de lançamento. A Sony, no entanto, recebeu apoio significativo de outras editoras de jogos.
Os jogos de computador já haviam entrado na onda do CD-ROM, então os editores de jogos e os desenvolvedores já sabiam dos benefícios. Os CD-ROMs armazenavam mais espaço do que os disquetes ou cartuchos, além de poder entrelaçar arquivos de áudio, dados e gráficos ao mesmo tempo, para que pudessem atender às poderosas necessidades necessárias para um jogo renderizado em 3D ou um vídeo full-motion. Além disso, eles custam uma fração do preço de qualquer outro meio e podem ser fabricados rapidamente e em volume.
Editores e Desenvolvedores de Terceiros para o Resgate
A Sony tinha planos grandiosos para criar um dos primeiros consoles baseados em discos 3D, mas havia um pequeno problema. Ao contrário da Nintendo, da SEGA e até da Atari, eles não tinham um estúdio de desenvolvimento de jogos interno. Normalmente, o fabricante do console de jogos lança alguns dos melhores jogos para seus respectivos sistemas. Principalmente porque os consoles custam muito para fabricar, sem a receita de jogos eles não teriam um lucro significativo.
Os benefícios de um sistema de console baseado em disco tão poderoso quanto os recursos do PlayStation fizeram com que os editores e desenvolvedores de terceiros tentassem se desenvolver. As parcerias permitiram que os desenvolvedores começassem cedo e permitissem que o sistema fosse lançado com uma seleção robusta de jogos, com um fluxo constante liberando a cada semana.
Finalmente, em 1994, a Sony lançou o PlayStation (também conhecido como PSOne) no Japão e 11 meses depois lançou o console na América do Norte e na Europa (S1995). O sistema foi um sucesso instantâneo, eclipsando rapidamente o Super Nintendo e o próprio sistema de disco da Sega, o Sega Saturn.
Um ano após o lançamento do PlayStation, a Nintendo lançou seu próprio console de videogame 3D, o Nintendo 64, mas a Nintendo ficou com o formato de cartucho, o que inevitavelmente levou à sua queda pelos motivos que levaram os desenvolvedores ao PlayStation. Sem suporte de terceiros, o N64 tinha uma biblioteca menor, e enquanto alguns desses títulos são considerados os melhores jogos da época, incluindo o Goldeneye 007, simplesmente não havia o suficiente deles para acompanhar o PlayStation.
Nintendo 64 |
O sistema de entretenimento de computador
Quando o NES foi lançado em 1985, o termo videogame tinha uma má conotação após a enxurrada de jogos de baixa qualidade que levou ao crash da indústria, então a Nintendo decidiu se referir a ele como um sistema de entretenimento e projetá-lo como um componente de entretenimento doméstico. de divulgá-lo como um sistema de videogame. A Sony pegou uma página do mesmo livro e se referiu ao PlayStation como um sistema de entretenimento de computador em vez de um console.
O PlayStation não podia apenas reproduzir os discos oficiais do sistema, mas também CDs de música e, posteriormente, CDs de vídeo, que eram os predecessores dos DVDs. Isso fez com que fosse não apenas o sistema mais poderoso, mas também o mais versátil de seu tempo.
Mesmo depois que a Sony lançou o PlayStation 2 em 2000, a empresa continuou a apoiar o PlayStation original, incentivando os desenvolvedores a continuarem publicando e desenvolvendo para o sistema por seis anos na vida útil do PS2.
Em 2006, a Sony deixou de fabricar o PlayStation original, dando ao sistema uma duração de 12 anos e terminando como o primeiro console a vender 100 milhões de unidades.
Hoje, o termo PSOne - ou PlayStation One - expandiu e agora é usado não apenas para o modelo renovado, mas também para o console original do PlayStation. Enquanto os jogos avançaram visualmente e os controles foram melhor definidos, o PSOne introduziu os jogadores no mundo 3D dos jogos e deu início à revolução do CD-ROM no mundo dos jogos.
Fonte: lifewire
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